Julho Turquesa: Mês de Conscientização do olho seco

Instituído em 2017 nos Estados Unidos, o Julho Turquesa começou em 2020 no Brasil por intermédio da parceria entre a Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) e a Tear Film Ocular Surface Society (TFOS). A Campanha tem como objetivo informar a população sobre a síndrome do olho seco, e ressaltar a importância da busca pelo oftalmologista para o correto diagnóstico, pois a doença pode provocar lesões na superfície ocular e comprometer gravemente a visão. A doença afeta milhões de pessoas no Mundo todo e se tornou mais frequente com a pandemia, devido ao aumento de horas do uso de computadores e smartphones. Estima se que o olho seco acometa cerca de 13 a 24% da população brasileira.


A síndrome do olho seco é causada pela falta de lubrificação da superfície dos olhos, pela má qualidade ou quantidade insuficiente de lágrima. Essa condição gera ardência, vermelhidão, sensação de secura e de corpo estranho (como areia nos olhos) e embaçamento da visão. Além do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, a síndrome do olho seco pode ser ocasionada por exposição ao ar-condicionado por longos períodos, transtornos palpebrais, uso de lente de contato, menopausa, doenças reumatológicas e queimaduras nos olhos.

Como medidas de prevenção é indicado hidratação com pelo menos 2L de água por dia, fazer pausas durante o uso de celular e computador, evitar ar-condicionado, uso de colírios lubrificantes (indicado por oftalmologista) e piscar os olhos com mais frequência.


Em casos mais severos é necessário tratamento com medicações e/ou colírios e até cirurgia. Com o avanço da tecnologia hoje pode-se contar com o tratamento com jato de plasma para uso oftalmológico. O aparelho Jett Plasma Lift Medical em uso conjunto com aplicador Plasma Pen tem se mostrado extremamente eficaz e rápido no tratamento da síndrome do olho seco por agir pontualmente no canal lacrimal, além disso é indolor.


O tratamento com o aparelho Jett Plasma Oftalmológico é seguro e não causa efeitos colaterais, remove a camada de hiperqueritinização da margem da pálpebra e desbloqueia os dutos da glândula lacrimal através de estimulação térmica, a melhora já é relatada pelos pacientes em até 30 dias.

Estudos do oftalmologista espanhol Dr. Carlos Ruiz Lapuente, apresentado no congresso European Dry Eye Society, comprovam a excelência no tratamento da síndrome do olho seco com Jett Plasma Lift Medical com caneta Plasma Pen.




Posts Em Destaque